terça-feira, 8 de abril de 2008

Sob pressão, o rodeio de Cotia fracassa

A pressão de protetores e ambientalistas de Cotia e região, e de todos aqueles que nos apoiaram no protesto contra o rodeio, acabou produzindo alguns bons resultados. O mais importante deles foi que nenhum apetrecho estava fora das especificações técnicas, o que evitou ferimentos físicos nos animais. Apenas dois ou três apresentaram machucados, que aconteceram fora da arena. E as malfadadas provas de laço, capazes de matar novilhos, não foram realizadas.
Todas essas informações constarão do laudo da veterinária, também protetora, que esteve presente, a nosso pedido, a todas as sessões, examinando os animais e acompanhando de perto todos os acontecimentos.
Outro resultado positivo do protesto foi a contratação, por parte dos organizadores do evento, de um veterinário cadastrado na federação dos rodeios. A presença dele, e da veterinária-protetora, foi fator decisivo para que os animais não sofressem maus tratos -- embora, evidentemente, não tivessem como se livrar do estresse provocado pela situação, o que também lhes causa sofrimento.
A ausência do público foi igualmente positiva. De nada adiantou a prefeitura gastar dinheiro público para construir uma praça de eventos destinada a abrigar a 11a. edição do rodeio de Cotia. Tampouco teve êxito a estratégia de divulgação, que incluiu carros de som pela cidade, sítio na internet, outdoors, faixas, mídia. O público esperado pelos organizadores, de 100 mil pessoas, simplesmente não compareceu. Pouquíssimos foram os espectadores que assistiram às provas do rodeio. Nem mesmo os fiscais de prefeitura -- que deveriam estar lá por dever de ofício -- apareceram.
Esperamos que, diante dos protestos generalizados e da falta de interesse da população, o rodeio de Cotia deixe de ser realizado. É uma questão de bom senso. Mas, se o bom senso não imperar, estamos preparadas para levar o esforço adiante, com o abaixo-assinado e com a ação que já corre na Justiça, até que o rodeio saia definitivamente do roteiro de eventos da cidade.

Queremos deixar nossos agradecimentos às milhares de pessoas (do mundo inteiro), e à mídia local, que nos apoiaram nessa luta em defesa dos animais. Um grande abraço e todo nosso carinho. Do fundo do coração.
[Uma versão em inglês deste post foi enviada a nossos apoiadores na Europa e nos Estados Unidos.]

Nenhum comentário: