quinta-feira, 27 de março de 2008

Mais segurança na Fernando Nobre

[Permitida a reprodução, desde que citados o blogue e a autora.]

A reunião entre a Associação Amigos da Estrada Fernando Nobre e o Conseg Granja Vianna, ontem à noite, no colégio Sidarta, apontou algumas soluções para os problemas enfrentados pelos usuários da via, vítimas de assaltos e seqüestros-relâmpago. Se de dois anos para cá muito pouco foi feito pelos órgãos públicos de Cotia, parece que dessa vez as coisas serão diferentes.
Um conjunto de características torna a Fernando Nobre alvo preferencial de criminosos. Os buracos e as lombadas fora de padrão, altas demais, levam os motoristas a diminuir muito a velocidade dos veículos, transformando-os em presas fáceis. É exatamente nos pontos com esses problemas que os assaltantes esperam, escondidos no mato e protegidos pela escuridão -- conseqüência da falta de iluminação pública.
Além disso, o fato de a estrada ser vicinal, ligando três municípios, e abrigar condomínios de classe média alta faz com que os criminosos marquem presença ali, agindo, muitas vezes, à luz do dia. E longe das vistas da segurança particular (paga pelos moradores da região), que circula na Fernando Nobre noite e dia.
As abordagens são feitas a pé, com motos e com carros. Os criminosos bloqueiam a passagem dos veículos dos moradores, seqüestram-nos e, enquanto uma parte do bando os vigia, outra realiza saques com os cartões das vítimas. Três são os locais dos saques: o Extra Cotia, o Extra do Butantã e o Carrefour.
Uma reunião da Associação Amigos da Estrada Fernando Nobre, em 2006, levantou esses problemas, solicitando intervenção dos órgãos públicos. As prefeituras de Jarinu e Barueri tomaram providências, mas a de Cotia -- como de hábito -- nada fez. Em função desse descaso, os assaltos tornaram-se mais freqüentes.
(Uma prefeitura que comete o descalabro de construir um "parque de eventos" com dinheiro público, para abrigar espetáculos privados, e descuida da segurança dos cidadãos, merece não apenas punição política e repúdio dos eleitores como também ser levada à Justiça, para devolver o valor gasto indevidamente. Mas esse é outro assunto. Voltaremos a ele em nova ocasião.)
A reunião de ontem discutiu precisamente esse aumento de ocorrências. E o descaso da prefeitura de Cotia foi alvo da crítica de muitos moradores. Agora, porém, parece que a solução está a caminho. Por um lado, Luis Gustavo Napolitano, subprefeito da Granja Vianna, prometeu iniciar ainda esta semana uma operação de emergência na Fernando Nobre, corrigindo as lombadas, tapando buracos e cortando o mato. Por outro lado, os representantes da polícia -- o capitão Claudio Valente, da PM, e o delegado do 2o. distrito, Alexandre Palermo --, além de aumentar a vigilância da estrada, reúnem-se na próxima terça-feira com os representantes dos Consegs de Cotia para elaborar um plano de trabalho conjunto e emergencial.
O serviço de inteligência da polícia também entrou em ação, segundo informou o novo delegado de Cotia, Ricardo Maluf, cuja formação se deu precisamente nessa área. O primeiro resultado foi a prisão, há duas semanas, de uma quadrilha que agia na cidade. Tomara o mesmo aconteça, e breve, com o bando que ataca os moradores e usuários da Fernando Nobre.
Para isso, frisou o delegado Alexandre Palermo, a população da área precisa ajudar a polícia, fornecendo informações. É com elas que o pessoal da inteligência trabalha. Por isso é fundamental que vítimas e testemunhas procurem a delegacia para fazer Boletins de Ocorrência e/ou enviem por e-mail, às autoridades policiais, as seguintes informações:
  • características do veículo abordado;
  • características dos veículos dos criminosos e quantos estavam envolvidos na ação;
  • local exato e horário da ocorrência
  • descrição de como a abordagem se deu e do número de assaltantes;
  • descrição do tipo físico deles: altura, compleição, tipo de cabelo.
Essas informações devem ser enviadas para:

delegado Alexandre Palermo - ampalermo@gmail.com
capitão Valente - claudiovalente@polmil.sp.gov.br
tenente Marcos - marcosveloso187@hotmail.com.

Atentos, os moradores ouvem...


... as explicações dadas pela mesa (da esquerda para a direita: Ricardo Maluf, delegado de Cotia; Cristina e Ozair, do Conseg Granja Vianna; Alexandre Palermo, delegado da Granja e capitão Valente, da PM de Cotia).




Nenhum comentário: