Conseguimos até mesmo uma compensação socioambiental pelo impacto que o condomínio trouxe à vizinhança: a ponta da gleba, na esquina das ruas gal. Fernando Albuquerque e Adib Auada, será transformada em praça para uso da comunidade. A CC cederá mão-de-obra e fará a demarcação da área, além de oferecer bancos para descanso; os moradores se ocuparão do projeto paisagístico.
O ponto de mais difícil negociação foi o muro que a CC pretende construir perto do córrego, e cuja autorização, dada pelo DEPRN, foi irregular por se basear numa resolução do Conama (369/2006) que permite apenas a construção de cercas, como dispõe o artigo 11, inciso VII. Os moradores, dispostos a ir à Justiça, conseguiram a promessa de que construtora e incorporadora reverão o projeto. Caso eles decidam não adequá-lo à legislação, iremos à Justiça.
Os outros itens foram negociados com facilidade. A CC se comprometeu a:
- lavar a rua todas as sextas-feiras, para evitar que o barro impeça a movimentação, na calçada, dos vizinhos da obra;
- solicitar aos funcionários que não joguem entulho nos fundos da gleba, perto do córrego;
- solicitar aos terceirizados, que fazem propaganda do condomínio nos finais de semana, que evitem estacionar no início da rua, atrapalhando o tráfego local, e que joguem lixo e restos de lanche em locais apropriados;
- evitar trabalhar aos domingos, fazendo-o só quando for estritamente necessário;
- não fazer cortes de árvores de madrugada, como já aconteceu;
- ratear, com a vizinhança, a segurança da rua;
- receber o relatório que os moradores farão sobre os prejuízos causados com a movimentação de veículos pesados e reparar o que for preciso.
Outras informações
Condomínio: Vertentes Granja Viana
Endereço: rua Gal. Fernando V. C. Albuquerque, 775
Data da reunião: 18 de março de 2008
Representantes presentes: Fernando Pescarmona, engenheiro responsável pela obra, e Eurico Machado, gerente técnico (ambos da Concima)
Incorporadora: Cyrela
Construtora: Concima
2 comentários:
oitado do Fabio, rsrsrs, ficou acuado no meio da mulherada...rsrsrsrs
achei muito ositiva nossa reunião...até um pouco melhor do que a anterior.
bj
Oi, Fau!
Ele ficou acuado e assustado! Mulher é fogo: não tem papas na língua, é direta e sincera. Essa postura, a meu ver, foi decisiva para o resultado positivo da reunião.
Beijo!
Baby
Postar um comentário